quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Raphael "Farinha" - GOLEIRO

O goleiro Raphael

O goleiro Raphael Barra Mansa, que teve destacadas atuações ao longo da temporada de 2011, sendo um dos grandes nomes do Recreativo na conquista de todos os títulos disputados, abre a série de entrevistas com os campeões promovida pelo Blog Oficial. Confira o bate papo com o arqueiro, que deve se transferir ainda este mês para o Primeira Camisa, de S. José dos Campos.

Em 2011, o Recreativo Sub-17 venceu o Sul Mineiro, a Copa Valônia e o Torneio Sul Minas. Qual seu balanço da temporada?
Foi uma grande temporada, pois a base que tínhamos e o grande preparo que o time teve foram cruciais para buscar os títulos.

Qual foi, para você, a partida mais difícil da temporada?
Sem dúvidas, a semifinal em São João Del Rei, pois o time deles tocava muito a bola e era um time persistente, ainda mais com o apoio que eles receberam da torcida que lotou o estádio. Nós estávamos com a cabeça totalmente desviada, por causa do furto ao ônibus de nossa delegação, mas naquele momento era a gente esquecer o que havia acontecido e focar no jogo, o que foi uma coisa muito difícil.

Na final da Copa Valônia, o Recreativo saiu perdendo por 2 a 0 e teve um jogador expulso. Você ainda acreditava na virada?
Quando eu vi, aos 5 minutos do segundo tempo que um jogador deles caiu sentindo cãibras, percebi que o time deles era fraco no preparo físico, foi quando nosso time partiu pra cima deles e realmente acreditei que o time iria virar o jogo.

Em São João Del Rei, o Recreativo enfrentou uma partida atípica. Um adversário forte, um árbitro em péssima atuação e um furto ao ônibus da delegação. Você foi decisivo para a vitória, com milagrosas defesas. O que passou pela sua cabeça durante aquele jogo e depois dele?
A única coisa que passava pela minha cabeça naquele momento era de ajudar meu time, independente de tudo. Poxa, era uma semifinal, mais alguns minutos e estaríamos na final , mas graças a Deus ocorreu tudo bem. Depois, já no vestiário, já estava mais aliviado pois tinha certeza que tinha cumprido o meu dever.
O arqueiro, em ação no CT do RedBull Brasil

É fato que, este ano, muita coisa progrediu para o Recreativo. O time teve, por exemplo, duas partidas transmitidas ao vivo pela rádio e disputou amistosos importantes com grandes equipes. Para o atleta, de que maneira este progresso é importante?
Para quem está na base, é uma motivação a mais, pois naquele momento você está tendo a chance de divulgar o seu trabalho.

Há um “segredo” ou “ingrediente especial” para uma equipe se mostrar tão forte e capaz de reverter situações tão adversas em momentos decisivos?
Eu diria que o segredo é o time se manter unido, time acreditar, não deixar se abater em momento algum. Resumindo: o time ter FÉ.

Como são o ambiente interno, a organização, os bastidores e o dia a dia do Recreativo?
Geralmente, é tudo muito disciplinado, com regras, muitas concentrações, mas é tudo muito divertido, e sempre que eu posso eu coloco meus “funks” para animar o ambiente. Tive sorte que ainda ninguém reclamou.
Raphael em campo, contra a Ponte Preta, com o estádio lotado

Como você classifica o trabalho e a experiência do preparador de goleiros, Evair Donizete?
O trabalho do "Éva" é excepcional. Ele sempre está ali para te escutar, passar orientações. O trabalho dele é tirado de treinos de equipes profissionais, e isso acaba nos ajudando desde cedo a aprimorar mais técnicas.

As concentrações que antecederam as finais foram importantes para as difíceis vitórias?
Sem dúvidas, pois ali o cara sabe que ele está lá para jogar bola, ganhar o jogo, conseguir um resultado. E as concentrações são essencial para um time que busca títulos.

Fale sobre seus projetos futuros para a carreira.
No momento, estou me preparando para ir para o F.C. Primeira Camisa, espero que lá eu possa dar toda alegria que tive aqui no E.C. Recreativo, e se Deus quiser possa ocorrer tudo certo em minha carreira e ser reconhecido pelo futebol nacional sendo uma "cria" do Recreativo.

Um comentário:

  1. Te desejo boa sorte Rafael! você tem futuro pela grande pessoa que é, e também pelo seu futebol... que Deus te Abençoe.

    Abraços!

    ResponderExcluir